SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Reflexiones sobre Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo y su relación con el desarrollo profesional de los docentes. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BARONI, Vivian. A unidimensionalização da linguagem e a fragilização teórica do campo investigativo educacional: desafios para a pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.965-987.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-49812.

Tendo por base o conceito marcuseano de linguagem unidimensional, o presente ensaio pretende problematizar esse tema com relação às suas implicações no campo da pesquisa educacional. A não utilização do conceito e do excesso de significado que a linguagem bidimensional traz em si, resulta na fragilidade teórica fortemente sentida no campo da pesquisa educacional, que resulta, em última instância, na dificuldade de validação do seu conhecimento. Nesse sentido, defendemos a importância da retomada dos estudos de caráter teórico, assim como do trabalho adequado do conceito e dos universais, como instrumentos conceituais imprescindíveis na pesquisa que deseja considerar toda a complexidade do campo da educação.

Palabras clave : linguagem unidimensional; pesquisa educacional; teoria; empiria; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )