SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Considerations on the impossibility of defining man based on DescartesFacing the issue of the subject: from transparency to incarnation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

JUAREZ, Miriam Viridiana Verástegui  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Alunos com deficiência: modelo de inclusão na Universidade Federal de São Carlos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1189-1212.  Epub Feb 03, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-54426.

O objetivo desta pesquisa foi descrever o funcionamento do programa de inclusão para alunos com deficiência na Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise do discurso de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos com deficiência, pesquisadores especializados e gestores. Os resultados centrais mostram que não é suficiente trabalhar sobre os eixos principais de atenção a estes alunos, que deve-se analisar e avaliar as funções dos atores envolvidos no processo de inclusão, e é preciso uma estrutura que motive uma mudança cultural na comunidade universitária, caso contrário, as barreiras atitudinais continuam sendo limites principais para estes alunos.

Keywords : Ensino Superior; Deficiência; Educação Especial; Educação Inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )