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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

JUAREZ, Miriam Viridiana Verástegui  e  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Alunos com deficiência: modelo de inclusão na Universidade Federal de São Carlos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1189-1212.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-54426.

O objetivo desta pesquisa foi descrever o funcionamento do programa de inclusão para alunos com deficiência na Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise do discurso de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos com deficiência, pesquisadores especializados e gestores. Os resultados centrais mostram que não é suficiente trabalhar sobre os eixos principais de atenção a estes alunos, que deve-se analisar e avaliar as funções dos atores envolvidos no processo de inclusão, e é preciso uma estrutura que motive uma mudança cultural na comunidade universitária, caso contrário, as barreiras atitudinais continuam sendo limites principais para estes alunos.

Palavras-chave : Ensino Superior; Deficiência; Educação Especial; Educação Inclusiva.

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