SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Facing the issue of the subject: from transparency to incarnationThe lovers community: anachronism and aphorism in question in Blanchot and Derrida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

WALTER, Fernanda Omelczuk  and  SCARELI, Giovana. Cinema no abrigo: encontros, gestos e acontecimento. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1235-1252.  Epub Feb 03, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-53256.

Este texto é fruto de reflexões sobre nossa vivência com o Projeto de Extensão “Educação, Cinema, Outros Territórios” no Lar de Idosos ‘Abrigo Tiradentes’, em Minas Gerais. Um objetivo específico do Projeto é realizar sessões de cinema junto aos idosos em diferentes territórios. A metodologia e a avaliação das ações são compreendidas como um gesto de acompanhamento do Programa de Extensão, amparado na investigação cartográfica, prática metodológica pertinente para o acompanhamento de processos em curso e a produção de subjetividades. As questões que nos colocamos para esta reflexão são: o que pode o cinema num Abrigo de Idosos? Quais conexões poderíamos arquitetar entre cinema, linguagem e acontecimento? O que essas pessoas experimentam com os filmes? O que poderíamos exercitar, a partir do conceito de acontecimento, no pensamento? Buscamos, por meio deste ensaio, um exercício de pensar “acontecimentos” no nosso encontro com os moradores e com os filmes durante as sessões de cinema no Lar de Idosos - Abrigo Tiradentes.

Keywords : Acontecimento; Cinema; Idoso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )