SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e DerridaFilosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANTOS, Rainri Back dos. Educação e experiência. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1277-1301.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-53130.

Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da consciência, que são a condição de possibilidade da experiência. Em seguida, apresento os dois aspectos ontológicos pelos quais algo se manifesta no horizonte de inteligibilidade da consciência, “ser para” e “ser em si”. Então, preparo as condições para determinar o que significa “experimentar”, erfahren. Enfim, abordo o último aspecto da experiência: o surgimento de um novo objeto. Para concluir, dedico a última sessão às considerações finais onde destaco o sentido formativo da experiência.

Palavras-chave : experiência; educação; consciência; ser; fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )