SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue72Education and experienceRussell’s The Principles of Mathematics metaphysics and the controversy over the supposed similarity between this metaphysics and the meinongian ontology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

LOIOLA, Eder Marques. Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1303-1338.  Epub Feb 03, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-56590.

Neste artigo, pretendemos destacar, a partir das indicações do segundo Wittgenstein, a vinculação entre problemas presentes na origem da tradição filosófica e determinadas imagens (Bilder) da significação linguística. Em particular, procuraremos nos deter no problema da relação entre discurso e identidade do Ser, tópico emblemático da discussão travada entre Parmênides, alguns sofistas e Platão e decisivo na conformação da tradição do pensamento filosófico. Assumindo o fundo pedagógico presente nas origens da filosofia, procuraremos igualmente destacar o papel reservado à aprendizagem da linguagem - ou de certo uso da linguagem - na forma de conhecimento filosófico. Discutiremos finalmente como a filosofia pode ser entendida como uma atividade formativa de esclarecimento conceitual a partir e por meio da linguagem - um exercício que tenta remeter a obra tardia de Wittgenstein à tradição de pensamento que, direta ou indiretamente, representava o enfeitiçamento contra o qual o filósofo se debateu ao longo da vida.

Keywords : Filosofia da linguagem; Wittgenstein; Formação; Ontologia; Paideia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )