SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Educação e experiênciaA metafísica de Os Princípios da Matemática de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LOIOLA, Eder Marques. Filosofia, linguagem e formação: algumas observações de inspiração wittgensteiniana. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1303-1338.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-56590.

Neste artigo, pretendemos destacar, a partir das indicações do segundo Wittgenstein, a vinculação entre problemas presentes na origem da tradição filosófica e determinadas imagens (Bilder) da significação linguística. Em particular, procuraremos nos deter no problema da relação entre discurso e identidade do Ser, tópico emblemático da discussão travada entre Parmênides, alguns sofistas e Platão e decisivo na conformação da tradição do pensamento filosófico. Assumindo o fundo pedagógico presente nas origens da filosofia, procuraremos igualmente destacar o papel reservado à aprendizagem da linguagem - ou de certo uso da linguagem - na forma de conhecimento filosófico. Discutiremos finalmente como a filosofia pode ser entendida como uma atividade formativa de esclarecimento conceitual a partir e por meio da linguagem - um exercício que tenta remeter a obra tardia de Wittgenstein à tradição de pensamento que, direta ou indiretamente, representava o enfeitiçamento contra o qual o filósofo se debateu ao longo da vida.

Palavras-chave : Filosofia da linguagem; Wittgenstein; Formação; Ontologia; Paideia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )