SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Para el “resto de los profesores y utilidad de los discípulos”: pautas para educar la infância en el manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, siglo XVIII)Teorias do Intelecto na Idade Média Latina De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FAVACHO, André Márcio Picanço  y  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1409-1444.  Epub 03-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-54751.

Desde o século XIX, a pobreza tem sido objeto de governo em todos os âmbitos do Estado Brasileiro. No entanto, desde lá, a seu modo, a área educacional tem assumido fortemente essa tarefa para si, quer seja na política educacional ou na experiência docente. De fato, essa é uma questão importante, mas paradoxal. Por um lado, governam-se os pobres visando a sua liberdade; por outro, para subjugá-los. A partir de aportes teórico-metodológicos de Michel Foucault, mas também de recortes analíticos de pesquisadores do campo da sociologia da educação e da história da educação brasileira, este artigo procura estabelecer diálogo com alguns aspectos atuais da experiência docente brasileira, tentando responder se, na prática, ela é capaz de analisar esse paradoxo e de agir frente a ele. Como conclusão, o artigo sugere que a analítica de tal questão depende, enormemente, da perspicácia da política educacional e dos professores para diagnosticarem o presente e o passado da educação, para, quem sabe, experimentar novas formas de educação com as populações pobres.

Palabras clave : Pobreza; Educação; Experiência docente.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )