SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Para o “descanço dos Mestres, e utilidade dos Discipulos”: direções para a educação dos infantis no manual pedagógico Nova Escola de Meninos (Portugal, século XVIII)Teorias do Intelecto na Idade Média Latina De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FAVACHO, André Márcio Picanço  e  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1409-1444.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-54751.

Desde o século XIX, a pobreza tem sido objeto de governo em todos os âmbitos do Estado Brasileiro. No entanto, desde lá, a seu modo, a área educacional tem assumido fortemente essa tarefa para si, quer seja na política educacional ou na experiência docente. De fato, essa é uma questão importante, mas paradoxal. Por um lado, governam-se os pobres visando a sua liberdade; por outro, para subjugá-los. A partir de aportes teórico-metodológicos de Michel Foucault, mas também de recortes analíticos de pesquisadores do campo da sociologia da educação e da história da educação brasileira, este artigo procura estabelecer diálogo com alguns aspectos atuais da experiência docente brasileira, tentando responder se, na prática, ela é capaz de analisar esse paradoxo e de agir frente a ele. Como conclusão, o artigo sugere que a analítica de tal questão depende, enormemente, da perspicácia da política educacional e dos professores para diagnosticarem o presente e o passado da educação, para, quem sabe, experimentar novas formas de educação com as populações pobres.

Palavras-chave : Pobreza; Educação; Experiência docente.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )