SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número72Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SCHNEIDER, Jakob Hans Josef. Teorias do Intelecto na Idade Média Latina De anima III, cap. 5 de Aristóteles e sua tradição medieval. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1445-1522.  Epub 03-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-53142.

No capítulo 5 do Livro III De anima (430a10-19) Aristóteles distingue entre o νοῦς ποιητικός (nous poietikós), chamado pelos Latinos intellectus agens (intelecto agente), e νοῦς παθητικός (nous pathetikós), chamado pelos Latinos intellectus passivus, ou seja, intellectus possibilis (intelecto possível), termos técnicos e filosóficos mais comuns. O capítulo 5 é de grande importância não só para a filosofia antiga e para os comentadores das obras de Aristóteles, como os comentários de Teofrasto, de Alexander de Afrodisias, de Simplício e Themístius entre outros, mas também para a filosofia do mundo árabe e da Europa latina. Sabe-se que Aristóteles não escreveu um tratado próprio sobre o intelecto, embora possam ser encontradas várias observações acerca do intelecto em suas obras. Os tratados do Intelecto começam com Al-Kindi, Al-Farabi, Avicena e sobretudo Averróis, e se refletem, num sentido crítico e afirmativo, (nos debates) dos tratados latinos, por exemplo, nos tratados de Alberto Magno, de Tomás de Aquino, de Sigério de Brabant entre outros. Este artigo apresenta observações preliminares e preparatórias ao projeto de traduções bilíngue (Latim-Português) dos tratados medievais sobre o intelecto ‘Teorias do Intelecto na Idade Média’ que está em desenvovlimento no Centro Internacional de Estudos Medievais da UFU.

Palavras-chave : unidade do intelecto; imaginação; intencionalidade; luz intelectual e cognição.

        · resumo em Inglês | Alemão     · texto em Português     · Português ( pdf )