SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Un esbozo sobre la naturaleza de los objetos matemáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

OLIVEIRA, Elói Maia de  y  CARVALHO, Alonso Bezerra. Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.27-51.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-56732.

O presente artigo tem como objetivo investigar nas obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino a possibilidade do ensino através da figura do mestre e/ou de um agente externo ao discípulo ou indivíduo. Agostinho defende a tese da qual só Deus ensina e a figura do mestre torna-se apenas como um auxiliador no processo de aprendizagem para a verdade interior do discípulo, tese essa formulada através da sua Teoria da Iluminação. Tomás de Aquino não contradiz completamente Agostinho, mas defende o papel e a importância do mestre sobre o tipo de conhecimento que o mesmo pode fornecer ao discípulo, tendo papel substancial para o processo de aprendizagem para adquirir conhecimento. Ambos se preocupam em que medida o mestre pode ensinar, o que ensina e como ensina, visando compreender como se dá o processo de conhecimento do ser humano o relacionando-o com a verdade das coisas.

Palabras clave : Santo Agostinho; Tomás de Aquino; De Magistro; Ensino; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )