SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVEIRA, Elói Maia de  e  CARVALHO, Alonso Bezerra. Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.27-51.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-56732.

O presente artigo tem como objetivo investigar nas obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino a possibilidade do ensino através da figura do mestre e/ou de um agente externo ao discípulo ou indivíduo. Agostinho defende a tese da qual só Deus ensina e a figura do mestre torna-se apenas como um auxiliador no processo de aprendizagem para a verdade interior do discípulo, tese essa formulada através da sua Teoria da Iluminação. Tomás de Aquino não contradiz completamente Agostinho, mas defende o papel e a importância do mestre sobre o tipo de conhecimento que o mesmo pode fornecer ao discípulo, tendo papel substancial para o processo de aprendizagem para adquirir conhecimento. Ambos se preocupam em que medida o mestre pode ensinar, o que ensina e como ensina, visando compreender como se dá o processo de conhecimento do ser humano o relacionando-o com a verdade das coisas.

Palavras-chave : Santo Agostinho; Tomás de Aquino; De Magistro; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )