SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73Can the master teach something through speech? An analysis of the works De Magistro of Saint Augustine and Thomas AquinasPhilosophy, education and the epistemic decolonization of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SPACEK, Iuri Kieslarck; CANDIOTTO, William Casagrande  and  DAMAZIO, Ademir. Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.53-82.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-57450.

A natureza dos objetos da Matemática é um dos temas que reflete posicionamentos distintos em relação ao processo de ensino da disciplina. Ao adotar essa premissa, o presente texto tem como objetivo discutir o processo histórico e lógico de desenvolvimento da Matemática, na especificidade de seus objetos, com base em concepções realistas e antirrealistas. Além disso, atenta para as manifestações de uma inversão metafísica da compreensão desses objetos. Esse objetivo tem como referência o seguinte questionamento: Qual é a compreensão sobre a natureza dos objetos da Matemática, no processo de desenvolvimento dessa ciência, revelada pelas concepções materialistas e idealistas, realistas e antirrealistas? A discussão inicia pela caracterização dos objetos da Matemática em suas manifestações realistas e antirrealistas, com ênfase nos processos de entificação realizados pelos pitagóricos, por Platão e por Aristóteles. Em seguida, realiza-se um movimento de caracterização da compreensão dos objetos da Matemática com centralidade no idealismo e do materialismo. Tais abordagens são realizadas com fundamentos em uma outra, a filosófico-histórica, com o intuito de desnudar a essência pela qual se expressa o entendimento sobre os objetos matemáticos como necessário em processos de educação escolar.

Keywords : Filosofia da Matemática; Concepções de Matemática; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )