SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73¿Puede el maestro enseñar algo a través del habla? Un análisis de las obras De Magistro de San Agustín y Tomás de AquinoFilosofía, educación y descolonización epistémica del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SPACEK, Iuri Kieslarck; CANDIOTTO, William Casagrande  y  DAMAZIO, Ademir. Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.53-82.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-57450.

A natureza dos objetos da Matemática é um dos temas que reflete posicionamentos distintos em relação ao processo de ensino da disciplina. Ao adotar essa premissa, o presente texto tem como objetivo discutir o processo histórico e lógico de desenvolvimento da Matemática, na especificidade de seus objetos, com base em concepções realistas e antirrealistas. Além disso, atenta para as manifestações de uma inversão metafísica da compreensão desses objetos. Esse objetivo tem como referência o seguinte questionamento: Qual é a compreensão sobre a natureza dos objetos da Matemática, no processo de desenvolvimento dessa ciência, revelada pelas concepções materialistas e idealistas, realistas e antirrealistas? A discussão inicia pela caracterização dos objetos da Matemática em suas manifestações realistas e antirrealistas, com ênfase nos processos de entificação realizados pelos pitagóricos, por Platão e por Aristóteles. Em seguida, realiza-se um movimento de caracterização da compreensão dos objetos da Matemática com centralidade no idealismo e do materialismo. Tais abordagens são realizadas com fundamentos em uma outra, a filosófico-histórica, com o intuito de desnudar a essência pela qual se expressa o entendimento sobre os objetos matemáticos como necessário em processos de educação escolar.

Palabras clave : Filosofia da Matemática; Concepções de Matemática; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )