SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73The nature of mathematical objects outlinedChallenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CASTRO, Dannyel Teles de  and  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.83-112.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-58772.

O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a necessidade de compreender o Outro a partir dele mesmo como matriz de um processo decolonizador, e por isso propomos a leitura do trabalho do autor, filósofo e educador indígena Daniel Munduruku, a fim de identificar aspectos que nos ajudem a empreender um trabalho de reconfiguração e descolonização epistemológica.

Keywords : Filosofia indígena; Pedagogias decoloniais; Colonialidade do saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )