SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Filosofía, educación y descolonización epistémica del conocimientoMoral y Derecho: una relación peculiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro  y  ROCHA, Deise Ramos. Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.113-130.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-59375.

Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados são obtidos a partir da análise documental em legislações e publicações no Diário Oficial do DF, e na aplicação de questionários e entrevistas. Os dados revelam um quantitativo expressivo de desistentes na carreira, compreendido em um terço dos professores que são aprovados no concurso público, anunciando questões objetivas ligadas as condições de trabalho, nos levando em questionar a necessidade de políticas de formação pensadas a partir da realidade do trabalho docente. Chamamos atenção para a omissão de políticas públicas diante do caso, como um fator condicionador para intensificar ainda mais as dificuldades enfrentadas nesta etapa da carreira. Se espera contribuir para a produção de conhecimento na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando fundamentar propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes na carreira.

Palabras clave : Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )