SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73La relación entre imaginación, moralidad, política y literatura: un análisis de Adam Smith y Martha NussbaumPrincipios lakatosianos y el enfoque de los problemas matemáticos desde la perspectiva del pbl: posibles contribuciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GOMES, Luiz Roberto; GRUSCHKA, Andreas  y  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.199-229.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-57274.

O objetivo deste artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e a utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos - SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois, se assim o for, estaríamos decretando o seu fim.

Palabras clave : Palavras Mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria Crítica; Hermenêutica Objetiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )