SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura: uma análise a partir de Adam Smith e Martha NussbaumPrincípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GOMES, Luiz Roberto; GRUSCHKA, Andreas  e  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas?. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.199-229.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-57274.

O objetivo deste artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e a utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos - SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros e um estrangeiro. O significado histórico-cultural das palavras mágicas, bem como o questionamento acerca da pertinência da adoção de práticas “pedagógicas mágicas” na escola, foi contrastado com o sentido pedagógico da formação escolar. Os resultados da análise indicam que a pedagogia não pode ser praticada de forma mágica, mediante a instantaneidade e instrumentalização de suas ações, pois, se assim o for, estaríamos decretando o seu fim.

Palavras-chave : Palavras Mágicas; Pedagogia; Formação; Teoria Crítica; Hermenêutica Objetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )