SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73The education of the inner-man: The cultivation of will in Augustine of HippoBelieve, experience, fable: an essay about experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SOUSA, Thiago Weslei de Almeida; PIRES, Dario Xavier  and  QUEIROS, Wellington Pereira de. Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica - um diálogo de convergências?. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.301-339.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-53769.

Ter clareza das raízes epistemológicas dos referenciais teóricos utilizados nas pesquisas científicas é primordial para que essas investigações tenham veracidade. Entretanto, alguns autores, por diversos motivos, não explicitam tais informações em suas obras. Surge então a necessidade de se saber onde Ilya Prigogine - físico-químico e filósofo que refletiu sobre a função do tempo, do conhecimento e das leis fundamentais que governam o universo - está epistemologicamente posicionado. Desta forma, a presente investigação buscou analisar, comparar e conectar as perspectivas da epistemologia crítica, uma das mais importantes vertentes da filosofia contemporânea, com as proposições teóricas de Prigogine, buscando encontrar conexões entre elas. Desta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, emergiram da análise de conteúdo as seguintes categorias: conhecimento, história, natureza, utilização e ciências exatas x humanas. Subsidiados pelas discussões aqui construídas, conseguimos constatar que existem intensas convergências entre a epistemologia crítica e a obra de Prigogine. Com isso, confirmamos que o entrelaçamento entre Prigogine e a epistemologia crítica é forte o suficiente para posicioná-lo como epistemólogo com vertente crítica. O arcabouço teórico aqui desenvolvido pode ser utilizado para justificar a utilização das ideias prigoginianas em trabalhos de orientação progressista e também abre espaço para novas pesquisas sobre o posicionamento epistemológico de Prigogine.

Keywords : Progressismo; Teoria Crítica; Relações histórico-sociais; Ciência; Natureza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )