SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73A educação do homem interior: O cultivo da vontade em Agostinho de HiponaCrer, experimentar, fabular: ensaio sobre a experiência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SOUSA, Thiago Weslei de Almeida; PIRES, Dario Xavier  e  QUEIROS, Wellington Pereira de. Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica - um diálogo de convergências?. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.301-339.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-53769.

Ter clareza das raízes epistemológicas dos referenciais teóricos utilizados nas pesquisas científicas é primordial para que essas investigações tenham veracidade. Entretanto, alguns autores, por diversos motivos, não explicitam tais informações em suas obras. Surge então a necessidade de se saber onde Ilya Prigogine - físico-químico e filósofo que refletiu sobre a função do tempo, do conhecimento e das leis fundamentais que governam o universo - está epistemologicamente posicionado. Desta forma, a presente investigação buscou analisar, comparar e conectar as perspectivas da epistemologia crítica, uma das mais importantes vertentes da filosofia contemporânea, com as proposições teóricas de Prigogine, buscando encontrar conexões entre elas. Desta pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, emergiram da análise de conteúdo as seguintes categorias: conhecimento, história, natureza, utilização e ciências exatas x humanas. Subsidiados pelas discussões aqui construídas, conseguimos constatar que existem intensas convergências entre a epistemologia crítica e a obra de Prigogine. Com isso, confirmamos que o entrelaçamento entre Prigogine e a epistemologia crítica é forte o suficiente para posicioná-lo como epistemólogo com vertente crítica. O arcabouço teórico aqui desenvolvido pode ser utilizado para justificar a utilização das ideias prigoginianas em trabalhos de orientação progressista e também abre espaço para novas pesquisas sobre o posicionamento epistemológico de Prigogine.

Palavras-chave : Progressismo; Teoria Crítica; Relações histórico-sociais; Ciência; Natureza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )