SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Os pressupostos teóricos de Ilya Prigogine e a epistemologia crítica - um diálogo de convergências?Para além de O mestre ignorante: O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Crer, experimentar, fabular: ensaio sobre a experiência?. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.341-372.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-54303.

Partindo da concepção deleuziana e deleuzo-guattariana da crença nesse mundo, esse ensaio procurará pensar a temática da experiência dentro do campo educacional. Para tanto, procuraremos pensar o modo como os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari concebem uma espécie de crença imanente, voltada para a experimentação vital das forças constitutivas do mundo, capaz de ultrapassar os condicionantes transcendentes da experiência. Para a devida compreensão de uma tal crença, devedora daquilo que Deleuze denomina de empirismo transcendental, retomaremos o diálogo travado pelos autores de O que é a Filosofia? com a noção de fabulação preconizada por Henri Bergson. Buscaremos apresentar o modo como se dá a articulação entre os conceitos de fabulação e crença, importante na medida em que permitirá pensarmos uma experiência não condicionada por nenhuma instância transcendente, experiência a qual Deleuze e Deleuze-Guattari denominarão de experimentação. O conceito de experimentação, acreditamos, pode contribuir para as discussões recentes sobre experiência presentes no campo educacional, mormente aquelas empreendias por Jorge Larrosa Bondia e Julio Groppa Aquino.

Palavras-chave : Crença imanente; Experiência; Fabulação; Gilles Deleuze e Félix Guattari; Henri Bergson.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )