SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número73Crer, experimentar, fabular: ensaio sobre a experiência?Da assepsia moral na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

VICENZI, Vinícius Bertoncini. Para além de O mestre ignorante: O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.373-391.  Epub 11-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-51866.

Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. Pretende-se, assim, lançar novas luzes sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia política da educação. Para isso sustentamos duas hipóteses de trabalho: a primeira, de que o lugar da educação no pensamento de Rancière precisa ser compreendido para além de Le maître ignorant (1987); a segunda, de que a filosofia política de Rancière busca uma superação dos impasses gerados pela lógica da emancipação intelectual de Jacotot. Assim, pensar com Rancière o uso pedagógico em política e em estética pode nos auxiliar a situar a relação entre educação e democracia em outras bases.

Palavras-chave : Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )