SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue73Beyond The Ignorant Schoolmaster - The encounter of Philosophy and Education as a philosophical-political question from Jacques Rancière's workGuide for a thesis project proposal. Some notes aimed at PhD students of Philosophy of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

COSSETIN, Vania Lisa Fischer. Da assepsia moral na educação. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.393-422.  Epub Jan 11, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-54953.

O presente artigo problematiza, à luz de uma perspectiva hermenêutica, o suposto da dissociabilidade entre ética e moral e suas consequências para a educação. Parte da hipótese de que as teorizações e os desdobramentos educacionais e pedagógicos têm preterido as discussões sobre a moral e as suas demandas normativas, prescritivas e até pragmáticas, em nome da adoção, tanto em nível teórico quanto prático, de uma postura de permanente suspensão, relativização e crítica. Em contextos educativos, tal perspectiva estaria conduzindo ao abandono e à recusa de valores razoáveis e minimamente estáveis, indispensáveis à justificação da própria razão de educar. Diante disso, estes escritos orientam-se segundo três propósitos fundamentais: compreender as causas da controversa, apesar de necessária, dissociação entre ética e moral; problematizar a relação entre o devir humano, a sua educabilidade e a questão moral; e demonstrar a co-pertença entre ética, moral e educação.

Keywords : Ética; Moral; Educação; Condição Humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )