SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Specificities and uses of the notion of sign in The Knowledge ArcheologyEven so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

OLIVEIRA, Damião Bezerra  and  GOMES, Raphael Carmesin. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.643-677.  Epub Jan 15, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-55175.

Este artigo objetiva compreender a “Epistemologia de Fronteiras” como uma categoria essencial para a crítica epistemológica do filósofo Walter Mignolo, a partir do pensamento decolonial, e descrever as principais questões e argumentos que problematizam este conceito, refletindo sobre as suas implicações para a pesquisa em educação. Desta forma, explicita-se as concepções fundamentais da Rede Modernidade/Colonialidade (M/C), a partir de uma investigação de perfil qualitativo e histórico-conceitual. Considera que a “Epistemologia de Fronteiras” possibilita a reflexão em torno da decolonialidade na produção de conhecimentos, ao mesmo tempo em que estimula a crítica epistemológica e metodológica à colonialidade do poder no âmbito da pesquisa em educação.

Keywords : Epistemologia de Fronteiras; Pesquisa em Educação; Walter Mignolo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )