SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Especificidades e usos da noção de signo em A Arqueologia do SaberAinda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVEIRA, Damião Bezerra  e  GOMES, Raphael Carmesin. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.643-677.  Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-55175.

Este artigo objetiva compreender a “Epistemologia de Fronteiras” como uma categoria essencial para a crítica epistemológica do filósofo Walter Mignolo, a partir do pensamento decolonial, e descrever as principais questões e argumentos que problematizam este conceito, refletindo sobre as suas implicações para a pesquisa em educação. Desta forma, explicita-se as concepções fundamentais da Rede Modernidade/Colonialidade (M/C), a partir de uma investigação de perfil qualitativo e histórico-conceitual. Considera que a “Epistemologia de Fronteiras” possibilita a reflexão em torno da decolonialidade na produção de conhecimentos, ao mesmo tempo em que estimula a crítica epistemológica e metodológica à colonialidade do poder no âmbito da pesquisa em educação.

Palavras-chave : Epistemologia de Fronteiras; Pesquisa em Educação; Walter Mignolo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )