SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Epistemología fronteriza en Walter Mignolo: comprensión y críticaLa enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SANTOS, Lorene dos; ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de  y  GARIGLIO, José Ângelo. Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério*. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.679-717.  Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-57975.

Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas.

Palabras clave : Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )