Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
SANTOS, Lorene dos; ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de y GARIGLIO, José Ângelo. Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério*. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.679-717. Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-57975.
Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas.
Palabras clave : Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid.