SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educaçãoO ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANTOS, Lorene dos; ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de  e  GARIGLIO, José Ângelo. Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério*. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.679-717.  Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-57975.

Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas.

Palavras-chave : Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )