SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teachingElements towards a Psychopedagogy of Digital Culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CUNHA JUNIOR, Williams Nunes da; FREITAS, Isabel Ferreira  and  FERREIRA, Vanessa do Rêgo. O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.719-755.  Epub Jan 15, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58747.

O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças.

Keywords : Crianças; Filosofia; Infância; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )