SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisteriumElementos hacia una Psicopedagogía de la Cultura Digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CUNHA JUNIOR, Williams Nunes da; FREITAS, Isabel Ferreira  y  FERREIRA, Vanessa do Rêgo. O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.719-755.  Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58747.

O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), porém, apenas duas (2) pesquisas que abordam especificamente sobre as experiências das crianças com o ensino de filosofia. Por meio dessa Revisão, desejamos contribuir com as pesquisas sobre Filosofia para Crianças.

Palabras clave : Crianças; Filosofia; Infância; Revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )