SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74La enseñanza de la filosofía con/para niños: una revisión sistemática de la literaturaPotencialidad en la filosofía de la educación antigua y medieval índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

NUNES, Marcus Vinicius de Souza. Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.757-778.  Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58994.

a cultura digital é um paradigma emergente que coloca questões a serem tratadas pelas mais diversas áreas do conhecimento. A educação é uma das áreas mais questionadas, exigindo-se dela uma constante renovação para acompanhar as mudanças que o mundo digital provoca no processo de aprendizagem. A psicopedagogia da cultura digital é uma proposta epistemológica de reflexão sobre o processo de aprendizagem permeado por desafios informacionais e comunicacionais. Nesta pesquisa, fazendo análise de bibliografia no campo da psicopedagogia, mas também da teoria da comunicação e da filosofia da mente, propomos um quadro teórico que visa fundamentar tais exigências epistemológicas em educação. Apresentamos, por fim, alguns elementos teóricos, advindos das demandas da cultura digital, que permitem-nos pensar um outro paradigma psicopedagógico e outra abordagem da aprendizagem.

Palabras clave : Educação; Cultura Digital; Psicopedagogia; Epistemologia; Fundamentos da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )