SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literaturaA potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

NUNES, Marcus Vinicius de Souza. Elementos para uma psicopedagogia da cultura digital. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.757-778.  Epub 15-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-58994.

a cultura digital é um paradigma emergente que coloca questões a serem tratadas pelas mais diversas áreas do conhecimento. A educação é uma das áreas mais questionadas, exigindo-se dela uma constante renovação para acompanhar as mudanças que o mundo digital provoca no processo de aprendizagem. A psicopedagogia da cultura digital é uma proposta epistemológica de reflexão sobre o processo de aprendizagem permeado por desafios informacionais e comunicacionais. Nesta pesquisa, fazendo análise de bibliografia no campo da psicopedagogia, mas também da teoria da comunicação e da filosofia da mente, propomos um quadro teórico que visa fundamentar tais exigências epistemológicas em educação. Apresentamos, por fim, alguns elementos teóricos, advindos das demandas da cultura digital, que permitem-nos pensar um outro paradigma psicopedagógico e outra abordagem da aprendizagem.

Palavras-chave : Educação; Cultura Digital; Psicopedagogia; Epistemologia; Fundamentos da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )