SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74The status of the First Philosophy idea in Husserl’s PhenomenologyPhilosophy at Latin America's First University (Universidad de San Marcos 1551) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SANTOS, João Wilson Sobral. A filosofia na Pedagogia do Oprimido. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.943-969.  Epub Jan 15, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-63371.

O artigo pretende realizar uma aproximação introdutória da filosofia presente na obra Pedagogia do Oprimido (1968) de Paulo Freire. Seguindo o fluxo original da obra em quatro seções, analisa-se como conceitos criados ou utilizados por Freire correspondem a ou dialogam com conceitos de algumas correntes filosóficas, sobretudo, a fenomenologia, o existencialismo, a dialética hegeliana e o pensamento marxiano e marxista em geral. Entre outros temas, também são abordados o cristianismo crítico de Freire, a legitimidade da violência do oprimido, a aderência do oprimido ao opressor (passando rapidamente por alguns conceitos psicanalíticos), a catarse da metodologia. Destaca-se ainda a forte influência sobre Freire exercida pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto.

Keywords : Pedagogia do Oprimido; Dialética; Fenomenologia; Marxismo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )