SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número74O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de HusserlFilosofía en la Primera Universidad de América Latina (Universidad de San Marcos 1551) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SANTOS, João Wilson Sobral. A filosofia na Pedagogia do Oprimido. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.943-969.  Epub 15-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-63371.

O artigo pretende realizar uma aproximação introdutória da filosofia presente na obra Pedagogia do Oprimido (1968) de Paulo Freire. Seguindo o fluxo original da obra em quatro seções, analisa-se como conceitos criados ou utilizados por Freire correspondem a ou dialogam com conceitos de algumas correntes filosóficas, sobretudo, a fenomenologia, o existencialismo, a dialética hegeliana e o pensamento marxiano e marxista em geral. Entre outros temas, também são abordados o cristianismo crítico de Freire, a legitimidade da violência do oprimido, a aderência do oprimido ao opressor (passando rapidamente por alguns conceitos psicanalíticos), a catarse da metodologia. Destaca-se ainda a forte influência sobre Freire exercida pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto.

Palabras clave : Pedagogia do Oprimido; Dialética; Fenomenologia; Marxismo.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )