SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue74Is metaphysics an a priori or an a posteriori Science? Suárez and the foundation of metaphysicsSuárez and Modern Philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

NASCIMENTO JUNIOR, Fábio Baltazar. Lógica, formação escolar e filosofia entre os jesuítas. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.74, pp.1017-1041.  Epub Jan 15, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n74a2021-63277.

O interesse mais direto deste artigo é a relação entre a Lógica e a formação filosófica na educação jesuíta. Para compor uma imagem da importância e da concreção da Lógica na formação proposta pelos inacianos, nós nos concentraremos na Ratio Studiorum e na obra do jesuíta português Pedro da Fonseca (1526-1599). A razão do recorte proposto é que as reflexões de Fonseca sobre o tema parecem, por um lado, orientar outros jesuítas, como é o caso de Sebastião do Couto, que é o autor da dialética do Curso Conimbricense; por outro, elas são mais completas, sobretudo pela atenção dada por Fonseca ao método e às disputationes. De posse do conceito de Lógica de Fonseca, concluímos com a indicação de caminhos contemporâneos de revisitação de lógicas do passado.

Keywords : Lógica; Método; Educação; Jesuítas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )