SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Teacher policy education: a look at historyRhetorical notes on the concept of prayer in Teresa of Ávila: towards a mystical pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro. O conhecimento em essência e a linguagem como referência: uma discussão sobre as bases filosóficas da educação. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1213-1243.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-55174.

Trata-se de uma discussão teórica a respeito de bases filosóficas da educação, as filosofias realista e idealista, que vêm se desenvolvendo no decorrer da história e apresentam alguns pontos em comum, dentre os quais destaco dois: o essencialismo e o referencialismo. A primeira relacionada ao conhecimento; a segunda, à linguagem. Apresento e discuto esses pontos, a partir das compreensões sobre conhecimento e linguagem dessas filosofias. E, então, apresento a filosofia da linguagem que se desenvolve, principalmente, no fim do século XIX, como uma contraposição a essas concepções. Desse modo, discorro sobre o realismo e o idealismo, suas consequentes compreensões sobre como é adquirido o conhecimento e o lugar da linguagem em cada um destes fundamentos, e como esta passa a ser entendida com a virada linguística.

Keywords : Essência; Referência; Bases Filosóficas; Educação; Linguagem.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )