SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75On the methodological continuity in Michel Foucault: from the foundation of a theory of the statement to the care of the selfDoubting about cartesian dualism and its consequences in contemporary school practices and structures on the margins of capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

RODRIGUES, Elisandro; MARANGON, Márcio Luís  and  SCHULER, Betina. A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1297-1320.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62463.

Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos parar para olhar para nós mesmos e para os demais. Para essa agitação contemporânea, afirmamos a importância de escolas e universidades, bem como da figura do mestre, que, por meio da leitura e da escrita, poderá convidar o outro a cuidar de si mesmo e dos demais.

Keywords : Stultitia; Educação; Cuidado de Si; Leitura; Escrita.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )