SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Sobre la continuidad metodológica en Michel Foucault: de la fundación de una teoría del enunciado al cuidado del yoDudando del dualismo cartesiano y sus consecuencias en las prácticas y estructuras escolares contemporáneas al margen del capitalismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

RODRIGUES, Elisandro; MARANGON, Márcio Luís  y  SCHULER, Betina. A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1297-1320.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62463.

Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos parar para olhar para nós mesmos e para os demais. Para essa agitação contemporânea, afirmamos a importância de escolas e universidades, bem como da figura do mestre, que, por meio da leitura e da escrita, poderá convidar o outro a cuidar de si mesmo e dos demais.

Palabras clave : Stultitia; Educação; Cuidado de Si; Leitura; Escrita.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )