SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Doubting about cartesian dualism and its consequences in contemporary school practices and structures on the margins of capitalismDialetic totality: contributions to drop the limits between philosophy and interdisciplinarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MACHADO, Diandra Dal Sent. Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1351-1376.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59480.

Considerando a tese honnethiana de que, hodiernamente, há um desenlace entre Educação e Política, e afirmando um forte nexo entre essas áreas no pensamento de Jean-Jacques Rousseau, neste trabalho, apresentamos alguns aspectos de como, para este, é possível que o ser humano, como membro da espécie, venha a ser cidadão. Em seguida, contando com a crítica de Nussbaum sobre como muitas propostas educacionais não explicitam uma psicologia do desenvolvimento, aventamos uma vinculação entre Educação, Política e ideias psicológicas em Rousseau. Adiante, trazemos elementos da pesquisa psicogenética de Jean Piaget, propondo que esse tipo de pesquisa permite um fortalecimento do nexo entre as áreas da Educação, Política e, agora, Psicologia do Desenvolvimento, contribuindo para a discussão ainda atual acerca do vir a ser cidadão.

Keywords : Cidadão; Desenvolvimento; Formação; Rousseau; Piaget.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )