SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Dudando del dualismo cartesiano y sus consecuencias en las prácticas y estructuras escolares contemporáneas al margen del capitalismoTotalidad dialética: contribuciones para abandonar los límites entre filosofía e interdisciplinaridad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MACHADO, Diandra Dal Sent. Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1351-1376.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59480.

Considerando a tese honnethiana de que, hodiernamente, há um desenlace entre Educação e Política, e afirmando um forte nexo entre essas áreas no pensamento de Jean-Jacques Rousseau, neste trabalho, apresentamos alguns aspectos de como, para este, é possível que o ser humano, como membro da espécie, venha a ser cidadão. Em seguida, contando com a crítica de Nussbaum sobre como muitas propostas educacionais não explicitam uma psicologia do desenvolvimento, aventamos uma vinculação entre Educação, Política e ideias psicológicas em Rousseau. Adiante, trazemos elementos da pesquisa psicogenética de Jean Piaget, propondo que esse tipo de pesquisa permite um fortalecimento do nexo entre as áreas da Educação, Política e, agora, Psicologia do Desenvolvimento, contribuindo para a discussão ainda atual acerca do vir a ser cidadão.

Palabras clave : Cidadão; Desenvolvimento; Formação; Rousseau; Piaget.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )