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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MACHADO, Diandra Dal Sent. Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do Desenvolvimento. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1351-1376.  Epub 16-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59480.

Considerando a tese honnethiana de que, hodiernamente, há um desenlace entre Educação e Política, e afirmando um forte nexo entre essas áreas no pensamento de Jean-Jacques Rousseau, neste trabalho, apresentamos alguns aspectos de como, para este, é possível que o ser humano, como membro da espécie, venha a ser cidadão. Em seguida, contando com a crítica de Nussbaum sobre como muitas propostas educacionais não explicitam uma psicologia do desenvolvimento, aventamos uma vinculação entre Educação, Política e ideias psicológicas em Rousseau. Adiante, trazemos elementos da pesquisa psicogenética de Jean Piaget, propondo que esse tipo de pesquisa permite um fortalecimento do nexo entre as áreas da Educação, Política e, agora, Psicologia do Desenvolvimento, contribuindo para a discussão ainda atual acerca do vir a ser cidadão.

Palavras-chave : Cidadão; Desenvolvimento; Formação; Rousseau; Piaget.

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