SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Becoming a citizen: Education, Politics and Developmental PsychologyGenesis and historical process of art complex in the quotidian of social being at Lukács’s Aesthetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

GOMES, Marcelo. Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1377-1412.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59947.

O presente artigo busca trazer para o debate alguns elementos que denotam uma tendência na filosofia de ser uma atividade intelectual voltada para a construção de um olhar de unidade objetivando a totalidade. A categoria totalidade primeiro aparece como objetivo do processo gnosiológico para em seguida aparecer como categoria lógica e epistemológica, sendo significante e explicativa. Esta tendência da filosofia ainda colocaria em suspeição a ideia de interdisciplinaridade como pensamento inovador fundado na década de sessenta na França. Este trabalho ainda busca contribuir com o debate interdisciplinar ao colocar a pertinência da visão unitária, sistêmica e dialética, que nos conduza para uma superação do que podemos chamar de “alienação esclarecida”.

Keywords : Filosofia; Animismo; Interdisciplinaridade; Totalidade; Dialética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )