SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do DesenvolvimentoGénesis y proceso histórico del complejo del arte en el cotidiano del ser social en la Estética de Lukács índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GOMES, Marcelo. Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1377-1412.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59947.

O presente artigo busca trazer para o debate alguns elementos que denotam uma tendência na filosofia de ser uma atividade intelectual voltada para a construção de um olhar de unidade objetivando a totalidade. A categoria totalidade primeiro aparece como objetivo do processo gnosiológico para em seguida aparecer como categoria lógica e epistemológica, sendo significante e explicativa. Esta tendência da filosofia ainda colocaria em suspeição a ideia de interdisciplinaridade como pensamento inovador fundado na década de sessenta na França. Este trabalho ainda busca contribuir com o debate interdisciplinar ao colocar a pertinência da visão unitária, sistêmica e dialética, que nos conduza para uma superação do que podemos chamar de “alienação esclarecida”.

Palabras clave : Filosofia; Animismo; Interdisciplinaridade; Totalidade; Dialética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )