SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Vir a ser cidadão: Educação, Política e Psicologia do DesenvolvimentoGênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GOMES, Marcelo. Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1377-1412.  Epub 16-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59947.

O presente artigo busca trazer para o debate alguns elementos que denotam uma tendência na filosofia de ser uma atividade intelectual voltada para a construção de um olhar de unidade objetivando a totalidade. A categoria totalidade primeiro aparece como objetivo do processo gnosiológico para em seguida aparecer como categoria lógica e epistemológica, sendo significante e explicativa. Esta tendência da filosofia ainda colocaria em suspeição a ideia de interdisciplinaridade como pensamento inovador fundado na década de sessenta na França. Este trabalho ainda busca contribuir com o debate interdisciplinar ao colocar a pertinência da visão unitária, sistêmica e dialética, que nos conduza para uma superação do que podemos chamar de “alienação esclarecida”.

Palavras-chave : Filosofia; Animismo; Interdisciplinaridade; Totalidade; Dialética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )