SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Totalidad dialética: contribuciones para abandonar los límites entre filosofía e interdisciplinaridadNietzsche y Educación: conocimiento y cultura en el Estado Moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ARAUJO, Adéle Cristina Braga  y  RABELO, Josefa Jackline. Gênese e processo histórico do complexo da arte no cotidiano do ser social na Estética de Lukács. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1413-1431.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62122.

Esse artigo tem como objetivo apresentar o entendimento onto-histórico sobre o trabalho e a origem tardia do complexo da arte no cotidiano dos seres sociais. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e fundamenta-se, especialmente, na obra “Estética: la peculiaridad de lo estético”, de Georg Lukács. É pela via do trabalho que a significação de utilidade se transpõe a uma dimensão estética. O complexo da arte se estrutura a partir do tempo livre (ócio), do desenvolvimento da técnica e, ademais, pela experiência do agradável e pela consciência do estético. Considera-se, com efeito, que muito mais do que se acercar dos fatos históricos a respeito da arte, é imprescindível reconhecê-los ontologicamente, compreendendo as necessidades assentes ao cotidiano dos indivíduos enquanto partícipes do gênero humano.

Palabras clave : Origem da Arte; Trabalho; Formação Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )