SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Nietzsche and Education: knowledge and culture in the Modern StateThe possibilities of cinema in humanities teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CALOU, Antonio Leonardo Figueiredo  and  NOBRE, Maria Teresa. Dispositivos da Formação Teórica Queer: contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1457-1488.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-63270.

O presente artigo busca discutir as contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida para a formulação da teoria queer, apresentando algumas de suas propostas teóricas que passeiam e incorporam movimentos políticos e acadêmicos, bem como corpos em constante construção de si, incorporados por enunciados de gênero, suas oposições, mas também por suas Différances. Para isso, apresentamos inicialmente os itinerários históricos dos movimentos políticos queer, ou seja, uma pragmática que se dará ao longo da sua construção, base para o pensamento teórico. A seguir, apresentamos o pensamento desses autores como pressupostos para a potencialização, tanto dessa pragmática, como de dispositivos que compõem a analítica das normalizações dos gêneros e para além deles, constitutivas da Teoria Queer.

Keywords : Gênero; Teoria Queer; Michel Foucault; Jacques Derrida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )