SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Nietzsche e Educação: conhecimento e cultura no Estado ModernoAs possibilidades do cinema no ensino das humanidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CALOU, Antonio Leonardo Figueiredo  e  NOBRE, Maria Teresa. Dispositivos da Formação Teórica Queer: contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1457-1488.  Epub 16-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-63270.

O presente artigo busca discutir as contribuições de Michel Foucault e Jacques Derrida para a formulação da teoria queer, apresentando algumas de suas propostas teóricas que passeiam e incorporam movimentos políticos e acadêmicos, bem como corpos em constante construção de si, incorporados por enunciados de gênero, suas oposições, mas também por suas Différances. Para isso, apresentamos inicialmente os itinerários históricos dos movimentos políticos queer, ou seja, uma pragmática que se dará ao longo da sua construção, base para o pensamento teórico. A seguir, apresentamos o pensamento desses autores como pressupostos para a potencialização, tanto dessa pragmática, como de dispositivos que compõem a analítica das normalizações dos gêneros e para além deles, constitutivas da Teoria Queer.

Palavras-chave : Gênero; Teoria Queer; Michel Foucault; Jacques Derrida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )