SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue75Devices of Queer Theoretical Formation: contributions from Michel Foucault and Jacques DerridaOthers as a challenge to difference. For a new ethics of affections in the contemporary world. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SALVIA, André Luis La. As possibilidades do cinema no ensino das humanidades. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1489-1511.  Epub Jan 16, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62999.

Tradicionalmente usado como ilustração e sensibilização de conteúdos curriculares, propomos neste artigo um outro modo de usar cinema como recurso didático no ensino de humanidades. Em um primeiro momento, fazemos uma crítica acerca das práticas mais usuais, levantando o problema se com elas o cinema de fato pensa. Em um segundo momento, a partir da concepção proposta por Gilles Deleuze, propomos encarar o cinema como instaurador de processos mentais através de suas técnicas de enquadramento, decupagem e montagem. Confrontamos a proposta de Deleuze com a de Julio Cabrera, para analisar criticamente a relação do pensamento com o cinema. Discutimos teoricamente esta distinção e também apresentamos práticas didáticas possíveis relacionadas a ambos os procedimentos. O artigo procura refletir tanto sobre as teorias quanto as práticas possíveis, tendo em vista a relação pensamento e cinema.

Keywords : Ensino; Filosofia do Cinema; Humanidades; Cinema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )