SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Dispositivos de la formación teórica queer: contribuciones de Michel Foucault y Jacques DerridaOutrem como un desafío a la diferencia. Por una nueva ética de los afectos en el mundo contemporâneo. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SALVIA, André Luis La. As possibilidades do cinema no ensino das humanidades. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1489-1511.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62999.

Tradicionalmente usado como ilustração e sensibilização de conteúdos curriculares, propomos neste artigo um outro modo de usar cinema como recurso didático no ensino de humanidades. Em um primeiro momento, fazemos uma crítica acerca das práticas mais usuais, levantando o problema se com elas o cinema de fato pensa. Em um segundo momento, a partir da concepção proposta por Gilles Deleuze, propomos encarar o cinema como instaurador de processos mentais através de suas técnicas de enquadramento, decupagem e montagem. Confrontamos a proposta de Deleuze com a de Julio Cabrera, para analisar criticamente a relação do pensamento com o cinema. Discutimos teoricamente esta distinção e também apresentamos práticas didáticas possíveis relacionadas a ambos os procedimentos. O artigo procura refletir tanto sobre as teorias quanto as práticas possíveis, tendo em vista a relação pensamento e cinema.

Palabras clave : Ensino; Filosofia do Cinema; Humanidades; Cinema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )