SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número75Pensar a técnica e a tecnologia com Álvaro Vieira Pinto: contribuições para o ensino da filosofia no ensino médio profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MARTINS, Leandro José de Souza  e  RODRIGUES-SILVA, Jefferson. Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1593-1624.  Epub 16-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-64064.

O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel da educação no mundo contemporâneo. De fato, sua reflexão assevera que a educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da sociedade humana, e, por isso, tem de ser continuamente repensada em função das transformações do mundo no qual nascem novos seres humanos. Hannah Arendt questiona e faz pensar como que a crise da e na educação impede todo desenvolvimento de tarefas e dinâmicas que ajudem, especialmente aos estudantes (em qualquer área de conhecimento), a possuírem e produzirem um conhecimento que leve a um enfrentamento de situações críticas do quotidiano.

Palavras-chave : Hannah Arendt; Educação Superior; Crise na Educação; Cidadania; Direito Educacional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )