SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue76Possibilities for learning students with Intellectual Disabilities in Higher Education: an analysis from Vigotski's studiesThe perspectives of Inclusive Education in the Education course: narratives of beginning teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

FERNANDES, Sueli de Fátima. Letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior: um estudo das lendas brasileiras. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.76, pp.217-241.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n76a2022-60476.

O objetivo deste estudo é apresentar reflexões teórico-metodológicas sobre o processo de letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior. Tomamos a enunciação verbo-visual como categoria bakhtiniana que direciona as hipóteses de leitura em português pelos estudantes surdos e ocupa centralidade na produção textual sinalizada em língua brasileira de sinais. Da obra do folclorista Câmara Cascudo foram selecionadas lendas brasileiras para análise textual de elementos coesivos que operam nas estratégias de referenciação no texto narrativo em língua brasileira de sinais e na língua portuguesa. Como contribuições teórico-metodológicas, apresentamos a utilização da pedagogia visual e de um roteiro que orienta a leitura com destaque aos elementos intertextuais, paratextuais e textuais na produção dos sentidos do texto. O videorregistro de lendas brasileiras em libras contribui para a ampliação do repertório de gêneros textuais sinalizados, pesquisa e diversificação de léxico regional e composição de acervo de materiais e tecnologias em língua de sinais, para a constituição de uma cultura letrada.

Keywords : Letramento Acadêmico; Libras; Português Como Segunda Língua; Gêneros Textuais; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )